TRADUZA ESSA PÁGINA

domingo, 14 de novembro de 2010

DO QUE AS MULHERES GOSTAM? (by Nádia Gouveia)

Certamente para responder a essa pergunta terei de levar em consideração alguns fatores que deveras mediam as diversas opiniões a respeito, visto que homens e mulheres são no meu ponto de vista seres demasiadamente envoltos de mistérios, contradições, desejos e discrepâncias. Em razão de suas diferenças travam lutas incansáveis, e discutir o que as mulheres gostam pode ser um assunto extremamente cauteloso, uma vez que a mulher “moderna” vem se aperfeiçoando de uma forma espontânea e rápida, mudando seu ponto de vista e claro buscando formas cada vez mais inusitadas de satisfação, seja ela pessoal profissional ou quem sabe ligada às suas emoções, sim aquelas que as fazem perder a cabeça de vez em sempre. Nesse sentido buscarei narrar com parcialidade minha opinião a respeito.

Desde crianças a maioria das mulheres adquire gostos e curiosidades parecidas, como a admiração por bonecas e comidas imaginárias, gostam em geral de cor-de-rosa e preferem roupas e sapatos enfeitados, adoram ajudar a mãe com as tarefas de casa e colecionam ursos de pelúcia, e claro como toda regra tais aspirações femininas também têm exceções, que com o passar dos anos se tornaram cada vez mais acentuadas. Se formos observar a infância de nossas avós e mães, perceberemos a perda acentuada da essência feminina e frágil da mulher, naquela época as crianças viviam verdadeiramente sua infância, havia um contato muito maior com a natureza, apesar da rigidez com que eram criadas, obtinham de uma forma mais pura seu desenvolvimento enquanto mulheres e pessoas.

Com a ascensão da tecnologia e da industrialização e com o crescimento da violência, a maioria das crianças passaram a viver em uma era de “futilidades”, “modinhas” e “confinamentos”, quando eu era criança adorava brincar na rua, de pega-pega e pique - esconde, tinha verdadeira adoração por minhas bonecas, tratava-as como verdadeiras filhas, tinha uma convivência real e pacifica com as garotas da minha idade, gostos e opiniões parecidas, e observei de perto as mudanças trazidas pela tão aclamada evolução, enfim abordei tais elucidações a fim de chegar a uma conclusão simples, as “mulheres” de hoje adquiriram características que as diferenciam das “mulheres” de antigamente, seus gostos e habilidades mudaram drasticamente, tanto pra melhor quanto para pior.

Para conseguir seu “lugar ao sol” a mulher passou por algumas revoluções e tomo como exemplo o feminismo que nada mais é que um discurso intelectual, filosófico e político que tem como meta direitos equânimes e uma convivência humana liberta de padrões opressores baseados em normas de gênero e que advoga pela igualdade entre homens e mulheres, com foco nos direitos das mulheres e também seus interesses. De acordo com Maggie Humm e Rebecca Walker, a história do feminismo pode ser dividida em três "ondas". A primeira teria ocorrido no século XIX e início do século XX, a segunda nas décadas de 1960 e 1970, e a terceira teria ido da década de 1990 até a atualidade. Orgulho-me profundamente dessas mulheres de fibra que tiveram coragem e ousadia suficientes para exigir espaço num mundo extremamente machista e preconceituoso, essas mulheres gostavam de estar a frente de seu tempo, e lutavam com unhas e dentes para conquistar a tão sonhada independência e liberdade.

Em minha opinião o que torna a convivência humana bela e demasiadamente interessante são as diferenças sejam elas de opinião, de gosto ou de crença. Algumas mulheres gostam de “estar” na moda, outras preferem um estilo casual e simples, algumas gostam de rock, blues, jazz e música clássica, outras preferem funk, axé, MPB ou sertanejo, algumas mulheres gostam de homens mais jovens, outras preferem homens mais experientes, algumas mulheres são verdadeiras caçadoras outras permanecem casadas e felizes por anos a fio. Vez ou outra encontramos mulheres com grandes similaridades, compartilham sapatos, momentos e livros, e em tantas outras ocasiões encontramos mulheres com diferenças catastróficas, essas compartilham, antipatias, “barracos” e olhares fulminantes.

Já ouvi diversos comentários masculinos a respeito do que as mulheres gostam, e confesso não ter me surpreendido com a maioria deles, vez ou outra ouço coisas coerentes a respeito das aspirações femininas, porém na maioria das vezes são machistas e ausentes de bom senso, explanações do tipo “mulher gosta de sofrer” ou “mulher é tudo igual” tiram-me do sério, prefiro “aceitar” que “mulher gosta de carinho, atenção e respeito”, e claro há exceções, realmente algumas mulheres não se dão ao respeito, nem tão pouco se preocupam sua “imagem” ou “reputação”, essas gostam de “apanhar da vida”, outras têm poucas escolhas acabam se perdendo de seus valores, e dos valores sociais, algumas mulheres gostam de viver “perigosamente” outras são mais centradas, algumas são mais recatadas, outras mais ousadas, dentro da individualidade de cada uma, encontramos sonhos e desejos comuns e por que não incomuns? Evidenciamos o intelecto apurado de muitas e o uso retrógado da mente de outras.

E em relação aos homens, o que pensam as mulheres? Eis uma aspiração extremamente controversa, algumas mulheres gostam de homens românticos e melosos, outras preferem homens mais frios e objetivos, algumas gostam de homens sérios, outras de homens bem humorados, umas gostam de homens de terno e gravata, outros preferem os só com a gravata sem o terno, há mulheres que gostam de homens morenos, altos e sensuais, e há quem prefira os baixinhos, gordinhos e simpáticos, algumas mulheres apreciam um belo cavanhaque, outras se entusiasmam com um rosto liso e macio, umas gostam de homens misteriosos e bem sucedidos, outras preferem homens dependentes e que concordem com tudo o que elas dizem, pensam e fazem, algumas são extremamente devotas e apaixonadas por um único homem, outras trocam de parceiros como quem troca de sapatos, há quem seja extremamente fiel e há quem goste de dar uma “puladinha de cerca” e claro há mulheres com opções sexuais diferentes, ideologias e crenças, as quais excluem seu apreço pelo sexo masculino, e quero registrar aqui meu respeito pelos diversos gostos e escolhas.

E por falar em homens e sua provável inquietação, as mulheres têm adquirido um gosto cada vez mais apurado por assuntos como política, religião, economia e desenvolvimento. Encontramos em nossa atualidade um mercado de trabalho cada dia mais dividido, homens que são excelentes “empregados domésticos” e mulheres que são engenheiras, eletricistas, caminhoneiras, policiais, bombeiras, administradoras e realizam magistralmente suas funções, e claro, além de serem profissionais de sucesso, são mães, esposas, filhas e amigas. Umas gostam de futebol, outras preferem uma boa seção de massoterapia, umas gostam de artes marciais, outras dançam balé, algumas mulheres gostam de falar, outras têm o dom de ouvir, algumas gostam de café com leite, outras preferem um whisky com gelo.

Certamente a essência feminina é comum entre a maioria das mulheres, sejam elas, brasileiras, americanas, indígenas ou muçulmanas, os gostos podem e devem se diferenciar, algumas mulheres querem se casar e ser mãe, outras preferem viajar e conhecer o mundo, algumas mulheres gostam de cozinhar, outras de ler e escrever, umas gostam de fórmula 1, outras nem sequer aprendem a dirigir, umas gostam de discutir a relação, outras preferem ver a fila andar, algumas têm um senso critico apurado, outras morrem de medo de engordar, mulheres, mulheres, serão mesmo um sexo frágil? Há quem admire e acate seu crescimento, há quem duvide de sua sustentação, mulheres em geral gostam de se sentirem bem, porém quase nunca estão satisfeitas com o que são ou têm, por isso gostam de mudar, nem que seja o corte de cabelo, algumas mudam radicalmente, outras preferem não arriscar, algumas gostam de shopping, outras preferem o mar, umas gostam de “carros”, outras preferem andar, algumas escolhem a solidão, outras preferem ter alguém para amar. Encerro por aqui minha elucidação sobre o gosto feminino, afinal gosto não se discute. Ah! mas o mal gosto esse não pode passar em branco, afinal mulheres gostam de reparar, e criar teorias a respeito das outras mulheres, e isso é fato, não há como negar... Sou mulher e sei que você leitora sente um friozinho na barriga quando chega em uma festa e se depara com “aquela” sua amiga vestida com uma roupa semelhante à sua, e que é quase impossível olhar para uma meia calça desfiada, afinal mulheres gostam de estar impecáveis, mesmo que isso signifique ser apenas um ser humano inteligente e sensível.

3 comentários:

  1. É tudo isso e muito mais.
    Muito mais é tudo isso.
    Parabéns Nádia.

    ResponderExcluir
  2. Nádia, eu li seu artigo e levei um susto risos, vocês gostam de tanta coisa e tem medo de tanta coisa que estão cada vez mais parecidas conosco, risos. Depois que eu vi jornalistas dicutindo futebol como homens eu pensei: o mundo está perdido mesmo. Bem, pelo menos resta um consolo, na próxima guerra mundial, as mulheres vão pro front e os marmanjos vão ficar em casa. Um bom negócio. Parabens pelo texto.

    ResponderExcluir