TRADUZA ESSA PÁGINA

terça-feira, 2 de outubro de 2012

AMAMENTAÇÃO BEM SUCEDIDA – (By Nádia Gouveia)


A maioria das mulheres ao engravidarem começa a se preocupar com as mudanças que seu bebê trará para seu corpo, sua mente, sua vida, sua família, sua rotina. Algumas adoram saber como o bebê está semana a semana, mês a mês, se preocupam com a nova alimentação, exercícios. Começam o enxoval do bebê, a arrumação do quartinho, e claro o nome, compram livros, revistas, procuram na internet e muitas delas acabam esquecendo de um quesito fundamental: a amamentação.
Foi assim comigo, por esse motivo tive vários problemas e “quase” não consegui amamentar minha filhinha que hoje está com 8 meses. Primeiramente: A decisão. Amamentar exclusivamente no peito (até seis meses, que é o recomendado) ou partir para as fórmulas infantis?  Essa decisão é muito pessoal, cabe à mãe e somente a ela decidir, pois o mais importante é amamentar com prazer e carinho.
Indiscutivelmente para as mamães dispostas o leite materno é a melhor escolha, pois ele protege o bebê de inúmeras infecções e doenças, além de ser de fácil digestão e aumentar o vínculo entre mamãe e bebê.Nos primeiros dias após o nascimento do bebê o leite em si ainda não está presente, o que o bebe mama é o colostro, ele age no organismo do recém-nascido como uma primeira vacina, pois é rico em anticorpos fundamentais para o desenvolvimento imunológico do bebê. Quando minha filha nasceu, eu entendia muita coisa sobre parto, gravidez, desenvolvimento do bebê, roupinhas e remédios, mas não entendia de amamentação. Então, minhas primeiras tentativas de fazê-la “pegar”o peito foram totalmente frustradas, passei maus bocados no hospital e até cheguei a ouvir que não seria capaz de amamentá-la, mas minha vontade era maior que minha dificuldade e persisti até conseguir. Geralmente o leite desce no 3° dia após o parto, o meu demorou mais de uma semana, então infelizmente tive de complementar sua alimentação com fórmula infantil, continuei com a mesma que lhe foi dada no hospital.
Eu li inúmeros artigos sobre amamentação, dicas para aumentar o leite, e através de minha própria experiência irei enumerar algumas dicas:

1° Prepare-se: leia, assista vídeos, faça um curso para gestantes (principalmente se for seu primeiro filho), quanto mais bem informada estiver, mais tranquila você estará quando chegar a hora.

2° Peça apoio da família: o apoio de quem está próximo a você é fundamental, você deve se sentir acolhida, isso significa não sofrer cobranças e comparações, pois você precisará de calma para amamentar, seu bebê fará seus próprios horários, ou seja, sua rotina não será mais a mesma.

3° Escolha um lugar tranquilo e aconchegante: muito barulho e pessoas ao redor, podem distrair o bebê, isso além de atrapalhar o bebe mamar, atrapalha a mamãe que acaba ficando nervosa, estudos mostram que a elevação da adrenalina pode inibir a produção de leite.

4° Seja flexível: nos primeiros meses o bebê terá uma necessidade muito grande e recorrente de se amamentar, tenha paciência e ofereça o seio sempre que ele pedir, quanto mais o bebe sugar, mais leite você terá.

5° Cuide do bico dos seios: não há nenhum método milagroso que evite a fissura nos seios, após cada mamada passe o próprio leite e espere secar, o leite tem alto efeito cicatrizante e bactericida, utilize sutiãs confortáveis, eu utilizei durante muito tempo (conchas de amamentação), além de evitar o contato com o bico do seio com a roupa (o atrito machuca a pele), elas armazenam o excesso de leite, evitando assim que haja o ingurgitamento (empedre o leite), também utilizei discos de silicone (Mamare), quando não podia colocar as conchas.

6° Aprenda a “pega” correta: para evitar fissuras nos seios o bebê deve fazer a pega corretamente, ele JAMAIS deverá abocanhar apenas o bico do seio, se fizer, retire o seio da boca até que ele abocanhe boa parte da auréola. A boquinha do bebê deve estar bem aberta, com o lábio inferior voltado para fora, e o queixinho encostado em sua pele. Preste atenção se a sucção está sendo eficiente, covinhas e barulhos significam que a pega não está correta, quando o bebe faz a pega corretamente o leite sai em quantidade suficiente, ele mama tranquilamente e  a mamãe não sente dor. É claro que nos primeiros dias pode doer um pouco ou até mesmo aparecerem fissuras, é normal, afinal de contas seu seio é sensível e a sucção do bebe pode machucá-lo um pouco até se acostumar.

7° Se o bebe dormir? Relaxe: o movimento de sucção e contato com sua pele são calmantes para o bebe, isso é normal, verifique se ele arrotou e o deixe dormir. Ele acordará logo e cheio de fome.

8° Não dê ouvido a todos os palpites: muita gente irá dar palpite sobre sua amamentação, procure ouvir só o fundamental, bons conselhos de pessoas que lhe querem bem, não dê importância ao negativismo, você saberá o que é melhor para vocês. Acredite em sua essência e em seu instinto materno.

9°  Posição correta para amamentar: é fundamental que mamãe e bebê estejam confortáveis na hora da amamentação, por isso é recomendado tentar mais de uma posição antes de desistir, alguns bebes  demoram para pegar o seio de forma eficiente, talvez por nervosismo ou porque está em uma posição inadequada.


Tive muitas dúvidas sobre como meu leite poderia aumentar, comi de tudo um pouco, por recomendação de algumas pessoas, mas o que funciona realmente é:

1° Beba muito líquido: o leite é basicamente composto de água, então forneça matéria prima para o seu corpo.

2° Coma bem: não precisa comer por dois, procure ingerir alimentos saudáveis, sopas, canjas, canjica, nada disso é milagroso, mas você precisará de muita energia, portanto sua alimentação tem que ser mais forte, nada de fazer dietas,  coma de tudo e a vontade,  a própria produção de leite te ajudará a perder alguns quilinhos.

3° Descanse e relaxe: delegue algumas responsabilidades da casa, você precisará descansar, o cansaço e o nervosismo podem inibir a produção e a ejeção do leite, quando o bebe dormir, aproveite para tomar um banho relaxante ou dormir também.

4° Não tome medicamentos sem a prescrição de um médico: alguns medicamentos são famosos por seus efeitos galactagogos, procure se informar com o médico antes de utilizar, eu tive bons resultados com um receitado pelo meu ginecologista.

5° Ofereça o peito com frequência: quanto mais o bebe sugar, mais leite você irá produzir, nosso corpo produz leite por demanda, assim é a sucção do bebe que determina sua produção.

6° Seios macios não quer dizer falta de leite: após alguns meses seu corpo se acostuma com a demanda do seu bebe, é normal seu seio ficar mais macio, o leite do final da mamada  mais rico em gordura é produzido durante a mamada. Quando seu seio está muito cheio a maior quantidade de leite é rica em proteínas e lactose, a gordura que engorda o bebe está no leite mais grosso, do final da mamada.

Minha filha está com 8 meses e mama em mim até hoje, adoro esse contato, é uma troca de carinho sem explicação. Espero ter contribuído com essas dicas, meu próximo artigo será sobre as diversas posições para amamentar confortavelmente, fique ligada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário