TRADUZA ESSA PÁGINA

domingo, 13 de fevereiro de 2011

O MOMENTO QUE PASSA (By: Nádia Gouveia)

O momento que passa é com certeza o mais importante, não só porque leva consigo a mágica de emoções vividas, como também a lembrança de algo que de alguma forma ficou eternizado, em nossa mente ou em nosso coração. O momento que passa é capaz de explicar por qual motivo choramos ao ouvir uma música especial, que nos lembra algo ou alguém essencialmente importante, nos explica aquele sorriso maroto ao observar uma fotografia amarelada que nos remete à um filme em preto e branco, materializando no momento presente o que nos marcou a tempos atrás.

O momento que passa é capaz de solidificar emoções incompreendidas por muitos como a saudade, a vontade de fazer diferente, ou simplesmente a coragem de entrar de cabeça nesta festa vip chamada VIDA, o momento que passa diz o que nossa alma esconde o que nosso coração sente o que nossos olhos vêm, o que nossas mãos gostariam de tocar, mesmo que seja apenas uma nuvem colorida na qual depositamos esperança e fé. O momento que passa cria em nossa realidade uma ponte com nosso passado irreal, aquele em que éramos capazes de sonhar, de fantasiar o momento presente e quem sabe também o momento futuro, o momento que passa arquiteta as “coincidências” de nossa vida, trilha nossa estrada com flores e espinhos, e só a maneira como o encaramos é capaz de definir quantas flores e ferimentos iremos carregar.

O momento que passa dita as regras de nossas realizações, apodrece antigos sentimentos sabotadores e crenças limitadoras, nos salva de dúvidas e medos, e cristaliza o que optamos por deixar para trás, aquele momento que passou agora, assegura o momento que passará em poucos instantes, e a bagagem que ele irá levar cabe a você encher ou esvaziar. O momento que passa carrega as lágrimas e os sorrisos compartilhados ao longo de sua existência, com sua família, amigos e amores.

Será que pensar no passado é tão simples quanto parece? Quantas vezes você avalia suas experiências de vida de forma positiva? O que você tem escolhido para você? O que o momento que passou lhe diz, lhe mostra, lhe faz sentir? O momento que passa é capaz de nos mostrar de uma forma muito simples como se perdoar alguém, como perdoar a nós mesmos, o momento que passa abre janelas e areja nossos sonhos, internaliza o que até bem pouco tempo atrás estava distante, aquece o que era frio, engrandece o que era pequeno, pacifica o que era insuportável, acomoda o que não tinha lugar.

O momento que passa não questiona o que deve ser feito, não ignora as marcas do que ficou não se sujeita a ser apenas o que virá, o momento que passa impõe sua aceitação por mera formalidade, por pura contradição, é o que se tem de melhor, é o que possibilita o novo, o que viabiliza o antigo, o que ultrapassa o ser, o não ser, o que veio o que virá o que se tem e o que se terá, seja por distração, seja por merecimento, seja pela luta árdua travada diariamente dentro de nós. O momento que passa é coração, é alma, entristece e acalma, é uma torrente, é um lago, é mente e é corpo, e saída e é escopo, é um pouco e é o todo, é simples e é majestoso. O momento que passa não voltará a ser o que foi não trará esperanças perdidas, palavras ditas, sensações sentidas, ele trará apenas a sombra do que existiu, aquilo que o destino esculpiu e você deu vida, coloriu e instaurou.

O momento que passa conta a sua história e ensina o que deliberadamente já foi aprendido, compreende o que não foi explicado. Sentir o que ele traz de bom é uma forma indescritível de se ter paz, tentar explicar tal sensação é perda de tempo, e isso significa desperdiçar o momento que “está passando”, sinta, vibre, se entregue ao que há de bom no seu momento que passa, porque algumas coisas não precisamos explicar apenas SENTIR. O momento que passa tem a duração de uma vida é o momento que FICA aquele momento seu, ou quem sabe aquele momento que você perdeu, e viver intensamente o agora lhe assegura a realização desse momento que passará como o vento ao tocar seu rosto num fim de tarde, lhe trazendo a sublime sensação de estar VIVO.

2 comentários:

  1. Que passa Nádia? Este é o texto nais enigmatico que ja li. O que faltou nos dizer.anyway piu belo. bjs

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkk como assim enigmatico Rogério????? eu que não entendi o comentário rsrsrsrs

    ResponderExcluir